CLÍNICA SOCIAL DE PSICANALISE
Histórico Objetivos Atendimento Equipe Estatisticas
A Clínica Social de Psicanálise é um projeto do IEC fundado desde 2003, responsável por colocar em ação a Inteligência da Complexidade contribuindo, desta forma, para o objetivo geral do Instituto. Tendo como fio condutor a Psicanálise, a Clínica pratica o diálogo entre os diferentes teóricos deste campo, abrindo-se também para interlocuções com outras áreas do conhecimento. Oferece atendimento psicológico sem preço mínimo ou prazo limitado para indivíduos que não tenham condições financeiras de recorrer a este tipo de tratamento.
Desde sua inauguração, a Clínica Social de Psicanálise está voltada para o atendimento de populações de baixa renda que, normalmente, não têm acesso às práticas de cuidado. No entanto, também temos recebido uma pequena população oriunda da classe média baixa do município do Rio de Janeiro e áreas circunvizinhas, que também não tem como arcar com as despesas de uma psicoterapia em consultórios particulares.
Para que a Clínica Social de Psicanálise fosse inaugurada, o IEC precisou se instalar em um espaço físico adequado ao atendimento psicanalítico, bem como reunir profissionais para compor a equipe. A princípio, os psicoterapeutas eram estagiários da graduação da psicologia da PUC-Rio. Posteriormente, foi verificado que, mesmo sem a remuneração dos psicólogos clínicos, profissionais mais qualificados estavam interessados em participar da Clínica. Assim, esta passou a promover processos de seleção para identificar e recrutar os psicoterapeutas mais identificados com o trabalho social, constituindo a equipe atual. A inauguração dos trabalhos da Clínica foi celebrada com a realização do “1º Encontro de Clínica do IEC: rumo à um novo paradigma clínico”, na PUC-Rio, momento em que se oficializou um acordo de cooperação científica firmado entre o IEC e a Reitoria da PUC. Este momento foi, também, a ocasião para sairmos da informalidade e nos constituirmos como Sociedade Civil sem fins lucrativos.
Com vistas a ampliar o nosso quadro de profissionais, no primeiro semestre de 2009 realizamos uma nova seleção de psicólogos clínicos voluntários. Durante o processo seletivo, mais de 400 (quatrocentos) profissionais compareceram às reuniões de seleção. Naquela oportunidade, apresentamos nosso projeto institucional e, dos candidatos inscritos, 12 psicoterapeutas foram selecionados passando a integrar a nossa equipe. No momento, a Clínica Social de Psicanálise do IEC conta com 18 psicoterapeutas e 2 estagiárias da PUC-RJ, e estamos abrindo processo seletivo para receber estagiários do Instituto de Psicologia da UFRJ que passarão atender em nosso instituto depois de firmado um Convênio entre o IEC e a UFRJ, a partir de Junho de 2011.