Edgard Carvalho e Tereza M. Estarque: Ensaio de Complexidade 2 ( Apresentação)

As aventuras intelectuais n„o tem comeÁo nem fim. S„o como novelos que se desenrolam fora do tempo e da linearidade dos desfechos. Ensaios de complexidade 2 È a mais perfeita demonstraÁ„o de que inteligÍncia coletiva e inteligÍncia conectiva, para usar duas expressıes consagradas recentemente nas ciÍncias sociais, formam um sÛ jogo compreensivo, o da busca incessante do complexo. Os organizadores deste livro s„o velhos navegadores desse oceano de correspondÍncias e de portos que servem de pontes para outros links. O resultado È mais uma viagem por um mar resplandecente de conceitos e de teorias, mas nem por isso menos misterioso ou mais sossegado.

Uma colet‚nea sÛ faz sentido quando une a diversidade com um laÁo realmente comum, um fio condutor que solta as amarras do pensamento e serve de ‚ncora para a assemblÈia da polissemia: todos juntos e todos separados pela diferenÁa que aproxima e afasta, num eterno movimento de ondas em que cada ensaÌsta È um passante no frenesi da descoberta.

Este novo volume de Ensaios de complexidade re˙ne, mais uma vez, um grupo de intelectuais, eles mesmos tocados pela vertigem de pensar no limite, permanecendo no universo racional sem deixar de contemplar a vida que escapa ao racionalismo. Pensar, hoje, de certo modo, implica esse movimento pendular entre o preciso e o maravilhoso, entre o racionaliz·vel e o perigoso.

Textos de Edgar Morin – Ilya Prigogine – Jean-Louis Le Moigne – Emilio Roger Ciurana – Basarab Nicolescu Henri Atlan – Helena Knyazeva – Roseli S. Wendemann – Auterives Maciel Danielle Quintella Mendes – Luiz Alberto Oliveira – Elyana Yunes – Wanda Maria Maranh„o Costa LuÌs Alfredo V. de Carvalho –

HÈlene TrocmÈ-Fabre – Mauro Ceruti Ricardo S. Kubrusly – Maria da ConceiÁ„o de Almeida

 

 

 

Mais informaÁıes

 

IEC ñ Instituto de Estudos da Complexidade

 

contato@iecomplex.com.br